sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O terror da sala de aula.

A indisciplina dentro de sala de aula é um dos grandes problemas que educadores da modernidade enfrentam dentro das escolas. O comportamento de crianças e adolescentes fogem do padrão tido há alguns anos atrás, onde nada podia, tudo era entendido em um simples olhar ora pelo pai ora pelo próprio professor.

Devemos ser categóricos os tempos mudaram, mas o que fazer quando a indisciplina atrapalha o rendimento do aluno e da sala como um todo.Primeiramente temos que identificá-los estudar as causas desse comportamento inadequado, como pelo próprio desequilíbrio na relação professo-aluno, o aluno por sua vez não aceita que o professor dê ordens de forma imposta,o professor muitas vezes por ainda se enxergar como autoridade máxima dentro de sala, não provoca o aluno no sentido de conquistá-lo.

E ainda temos as causas que não estão relacionadas diretamente ao contexto escolar propriamente dito tais como problemas familiares, inserção social ou escolar, excessiva proteção dos pais, carências sociais, forte influência de ídolos violentos, etc.

Embora esses tipos de problemas não caberá ao professor solucioná-los, sua atitude será restrito somente ao âmbito escolar, por isso o professor deve usar e assumir a atitude de quem detém um poder mas não se sabe bem quanto nem quando o vai usar. Se um professor usa demais as mesmas armas, acaba por ficar desarmado.assim não há uma receita para tentar acabar com o problema deve ser usados estratégias para que as situações indesejáveis dentro de sala de aula sejam amenizadas.

Um comentário:

Helloiza Alonso disse...

lindo post, vou usar para o colegio zona norte SP me ajudou demais, obrigada mesmo topp