segunda-feira, 26 de novembro de 2007

ENTREVISTA: CLÁUDIA REGINA BENEDETTI - SOCIÓLOGA

DE - Quais fatores influenciam o consumo desenfreado da sociedade?


Cláudia Benedetti - O principal fator é o processo produtivo que precisa renovar-se a todo instante para gerar lucro, é claro que esse processo mercadológico possui suas estratégias e a mais eficaz é a publicidade, não só a publicidade feita diretamente, mas, principalmente, a criação de padrões culturais, de estilos de vida que estão pautados no consumo. Ao assistirmos um filme entramos em contato com modelos de consumo transfigurados em romances, dramas, comédias. As roupas, os acessórios, os carros, as casas, os comportamentos, sutilemente imprimem uma padronização e um estilo de vida. O processo de sedução ganha corpo na medida que somos herdeiros de um processo histórico e ideológico que valoriza a individualização, e, nesse padrão, só nos destacamos individualmente por meio daquilo que consumimos, já que estes objetos de consumo determinam minha posição social. Sendo assim, se para um servo da Idade Média, sua posição estava condicionada ao nascimento, para os indivíduos da modernidade (nós), esta posição se constrói pelos bens que podemos consumir, e a indústria aproveita essa perspectiva para criar novas necessidades de consumo.


DE - Como o sistema capitalista influencia o jovem a ter um desejo quase que compulsivo pela compra?

CB - A juventude possui um acesso muito fácil ao meios de comunicação, principal divulgador da ideologia de consumo, sabe lidar com eles, explorá-los, há três gerações não tínhamos TV, vídeo cassete, DVD, computador pessoal, Internet, Mp3, Mp4, celulares, sendo assim o acesso ao consumo era limitado à oferta in loco, hoje o consumo ultrapassa as barreiras da prateleira da loja e do supermercado, ele se perpetua em nossa vida cotidiana, ao fazermos uma chamada pelo celular, ao ligarmos a TV, ao ouvirmos uma música. Por isso vivemos em uma sociedade do consumo que produz, necessariamente, jovens consumistas que alimentam o capital.

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