sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Futebol: mania nacional

A atividade física na modernidade deve fazer parte da rotina de todos os seres humanos que queiram ter uma vida saudável.Dentro do currículo escolar ela já está inserida e se torna a aula preferida das crianças e adolescentes que contam os dias para que chegue a aula de educação física.

O futebol é uma das práticas culturais mais praticadas e adoradas em nosso país. No âmbito nacional ele está entre o esporte preferido dos meninos na hora do recreio.Dentro do contexto escolar, possui características específicas, que representam inúmeras sensações vivenciadas por quem o pratica como: tensões, competições, exclusões, inclusões, etc. Assim, como manifestação presente no cotidiano escolar, o futebol se manifesta nos diversos tempos e espaços escolares. De acordo com Ricardo Carvalho de Figueiredo, docente do Departamento de Artes (DEART), do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da UFOP, o recreio – institucionalizado pela escola como tempo de merenda e descanso para o dia escolar que ainda não acabou é desvalorizado como tempo de produção cultural – foi eleito por essa pesquisa como tempo de investigação por abrigar práticas lúdicas (especificamente do futebol).

O recreio visto como momento reservado para comer, vira um momento de interações diversas e aprendizagem. “A observação do cotidiano do recreio permite afirmar que muitas regras são construídas ou reestruturadas nas muitas interações das crianças na escola, ou seja, há uma produção permanente das regras anteriormente estabelecidas e já instrumentalizadas do futebol no recreio escolar”, acrescenta Ricardo.

Assim, o futebol também deve ser visto não como um esporte que não tenha uma finalidade educativa, pois através dessa prática ocorrem transformações de regras, espaços e tempos que direciona o aluno.

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