sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Cinema e escola: receita que dá certo

Em nossa sociedade estamos passando por um período de muitas mudanças e avanços, dentre eles a evolução dos aparatos tecnológicos. A utilização das novas tecnologias em sala de aula, como suporte para se transmitir conhecimento aos alunos, faz parte das discussões pedagógicas atuais. O papel da TV e das novas mídias na educação e a importância e dificuldades do uso do cinema nas escolas, deverá ser discutidos por educadores que visualizam a importância da viabilidade de implantação do ensino do cinema para crianças e adolescentes. Deve haver a construção de uma política pública que valorize a função pedagógica do cinema e da produção audiovisual, como geradores de conhecimento. Ainda assim devemos discutir a democratização da produção e acesso ao cinema.Os filmes apresentam múltiplas possibilidades de criatividade e habilidade do professor em conduzir o processo, pode ser uma experiência riquíssima, principalmente considerando o fato de se estabelecer uma relação interdisciplinar a partir do conteúdo do filme, tornando a aprendizagem, mas dinâmica, crítica e participativa.

Levar o aluno a assistir um filme pode ser que uma atividade recreativa, estimulante e lúdica, e também uma ferramenta de aprendizado.

Para o educador se utilizar do cinema para ensinar é de extrema importância, pois os filmes nos passam mensagens e ainda , nos levam a reflexão.

Nenhum comentário: