terça-feira, 19 de junho de 2007

Para quem educamos?

Atualmente estamos inseridos em um contexto, onde as facilidades do mundo moderno nos rodeiam, onde informações são veiculadas de forma muito rápida, onde enfim, tudo é propositalmente muito ágil.
Devemos nos atentar a atual situação educacional brasileira, e devemos sempre ser críticos e severos, diante, não somente das políticas educacionais, mas sim quais são os seus objetivos e se eles estão sendo alcançados.
O ato de educar não deverá ser reduzido somente ao espaço físico da sala de aula, o aluno deverá ser instigado a todo o momento a pensar sobre sua importância no contexto social, deverá aprender a ser mais questionador e ativo dentro da nossa sociedade.
Para quem estamos educando, é uma pergunta que não cala e deverá ser feita a todos os educadores.Eles têm nas mãos a responsabilidade social de educar cidadãos que tenham sede de mudança, que possam acreditar que mesmo com as dificuldades ainda vale a pena acreditar em uma educação emancipatória.
Esta educação deve estar desvinculada de nosso modelo vigente deve levar em sua essência a mudança, deve acordar a sociedade desse “conformismo descabido”.
Contudo educar é um ato muito maior que o simples fato de se ensinar a ler e a escrever, o dever maior é se ensinar a ler o que está escrito nas entrelinhas, é ensinar a interpretar o que acontece ao seu redor. E finalmente é ensinar que não devemos ser passivos aos acontecimentos.

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