segunda-feira, 25 de junho de 2007

Educação alimentar: desafio dos pais

A necessidade de uma alimentação balanceada é essencial à saúde. Porém este balanceamento depende da ingestão diária de frutas, verduras, legumes e hortaliças, equilibrando também o consumo de laticínios, carnes, açúcares e carboidratos. Ao contrário do que muita gente pensa, para uma boa alimentação, não é preciso excluir carnes vermelhas, açúcar ou mesmo gorduras, mas é necessário evitar excessos para evitar doenças ou distúrbios como: excesso de colesterol, pressão alta, hipotiroidismo e obesidade.
Pesquisam apontam o crescimento de crianças e jovens com peso acima do normal ou obesos. Devido este crescimento a Secretaria Educação do Estado de São Paulo implantou algumas medidas nas escolas para controlar os produtos vendidos nas cantinas. O jovem precisa entender o valor nutricional de cada alimento, não adianta proibir grupos de alimentos, o método mais eficaz é aliar alimentos saudáveis à educação alimentar, para que os estudantes se conscientizem das melhores escolhas.
Após decreto de 24 de março de 2005, cabe à Associação de pais e mestres definir, como deve ser o serviço nas cantinas.
Cinco medidas foram identificadas como principais durante pesquisa; ações educativas e informações sobre a importância da moderação no consumo de açúcares, gordura e sal; estimular a substituição de refrigerantes por sucos, bebidas lácteas ou à base de extratos ou fermentação (soja, leite, etc); substituição de frituras por salgados e doces assados, evitar a venda de balas, chicletes e salgadinhos industrializados; vendas de barras de chocolate (menos de 30 gr).Esta medida além de mudar o cardápio, propõe a implantação de um programa educativo interdisciplinar nas escolas.
Na realidade devido os hábitos familiares e vida apressada a alimentação de crianças
e adolescentes muitas vezes baseia-se nos fast-foods (pizza, hambúrguer, enlatados), enfim é necessário aumentar a ingestão frutas, legumes e verduras para suprir os valores nutricionais necessários.

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